Regras Belote : Jaludo Ludijogos

Belote

Regras Belote

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Introdução à Belote

A Belote é um jogo de cartas francês do princípio do século XX, baseado em um jogo holandês, que é jogado com somente 32 cartas do baralho francês. Atualmente a Belote é jogada no mundo todo em suas diferentes modalidades em partidas de 2 e 3 jogadores ou em duplas.

O tipo de jogo é similar ao tute, à brisca ou ao guiñote espanhol.

Objetivo do jogo

O objetivo da Belote é conseguir os pontos necessários para ganhar a partida antes dos seus adversários.

Valor das cartas

O valor das cartas dependerá se o seu naipe é um trunfo ou não.

Valor normal
Cartas 1 (Ás) 10 Rei Dama Valete 9, 8, 7
Pontos +11 +10 +4 +3 +2 0
Valor triunfo
Cartas Valete 9 1 (Ás) 10 Rei Dama 8, 7
Pontos +20 +14 +11 +10 +4 +3 0

Como jogar Belote Clássica.

Ao princípio da partida, se decidirá por sorteio automático o jogador que será o mão, isto é, o que começará a jogar. Na seguinte rodada (se houver), começaria o jogador situado à esquerda do atual.

Distribuição de cartas e naipe do trunfo

São distribuídas 5 cartas a cada jogador e uma é colocada virada para cima no centro da mesa. Nesta fase, cada jogador no seu turno pode pegar essa carta ou passar.

  • Se ’tomar’ a carta, ela passará à sua mão e o seu naipe será considerado como naipe do trunfo.
  • Se todos os jogadores passam, uma 2ª rodada é feita em que se poderá escolher qualquer um dos 4 naipes.
  • Se todos os jogadores voltam a passar, distribui-se as cartas novamente.

Após decidir o naipe do trunfo, o resto das cartas é distribuído até que todos os jogadores tenham 8.

Contrato
A equipe que tomou o trunfo terá a obrigação de obter mais pontos que a equipe rival. Se não for assim, todos os pontos ganhos nessa rodada passarão à equipe adversária.

Desenvolvimento da partida

Começa o jogador que é o mão descartando qualquer uma das suas cartas. Os outros devem jogar uma das suas em função da primeira. O grupo de cartas jogadas é chamado de vaza.

Se joga-se uma carta de trunfo, o seguinte jogador deve lançar...

  1. ...uma carta de trunfo de maior valor.
  2. ...qualquer outra carta de trunfo.
  3. ...qualquer outra carta.

Se a carta não é de trunfo, o seguinte jogador deve lançar...

  1. ...uma carta do naipe de início.
  2. ...uma carta de trunfo maior que qualquer outra que há na mesa.
  3. ...qualquer outra carta.

Os jogadores de uma mesma equipe não serão obrigados a falhar uma vaza que o seu companheiro estiver ganhando.

Ganha a vaza o jogador que colocar o trunfo de valor mais alto ou se não houver trunfos a carta do naipe de início (a primeira que é descartada) de valor mais alto.

Este jogador recolhe a vaza, isto significa que recolhe as cartas descartadas pelo resto dos jogadores nessa mão, e as guarda até o final da rodada.

O jogador que ganha a vaza começa descartando na rodada seguinte.

Jogadas especiais

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Na primeira vaza, pode-se anunciar as combinações de cartas que cada jogador tiver durante o seu turno e ganhar pontos extra. Unicamente se somará os pontos da equipe com a combinação mais alta. Os anúncios são automáticos.

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Anúncio Descrição Pontos
Carré (1) 4 valetes. 200
Carré (2) 4 nueves. 150
Carré (3) 4 dez, 4 rainhas, 4 reis ou 4 ases. 100
Sequência de 5 Sequência de 5 cartas do mesmo naipe. 100
Sequência de 4 Sequência de 4 cartas do mesmo naipe. 50
Sequência de 3 Sequência de 3 cartas do mesmo naipe. 20
Belote
O jogador deve ter o Rei e a Dama de trunfo para jogá-los durante duas vazas, anunciando primeiramente Belote e depois Rebelote. Seu valor é de 20 pontos adicionais.
Dez últimas
A equipe que ganhar a última vaza da mão, marcará 10 pontos adicionais.
Capote
A equipe que ganhar todas as vazas de uma mão, marcará 90 pontos mais 10 por ganhar a última vaza (dez de últimas), o que formará um total de 100 pontos.

Fim da rodada e contagem de pontos

A rodada finalizará quando todos os jogadores ficarem sem cartas.

  • Se a equipe que tomou o trunfo conseguir mais pontos que o rival, somará os pontos das vazas e os pontos extras conseguidos.
  • Se a equipe que tomou o trunfo conseguir menos pontos que o rival, somente somará os pontos adicionais obtidos. Assim, a equipe rival somará 162 pontos e os pontos por cantar Belote e Rebelote.

Se as 2 equipes empatarem, a equipe que tomou o trunfo não marcará seus pontos já que a equipe que ganhar a seguinte mão os marcará, o que é denominado litígio.

O jogo continuará até que nenhum jogador ou dupla tenha alcançado o número de pontos para ganhar.

Coinché

A principal diferença com relação à Belote clássica é que desde o princípio temos a oportunidade de escolher qualquer naipe de trunfo.

O primeiro passo é distribuir 8 cartas a cada jogador para que depois cada um deles opte por anunciar um naipe de trunfo ou passar.

Os jogadores no seu turno podem escolher um contrato com um valor de 80 a 160 (de 10 em 10) podendo optar pelo Capote (250 pontos).

Os demais jogadores podem modificar o contrato aumentando o valor.

  • Sem trunfo, contrato em que nenhum naipe é trunfo.

    Valor normal
    Cartas 1 (Ás) 10 Rei Dama Valete 9, 8, 7
    Pontos +19 +10 +4 +3 +2 0
  • Todo trunfo, a carta de início de cada vaza marca o naipe de trunfo.

    Valor das cartas
    Cartas Valete 9 1 (Ás) 10 Rei Dama 8, 7
    Pontos +13 +9 +7 +5 +3 +1 0
  • Contra e re-contra também estão disponíveis. Quando se anunciar a contranão será possível modificar o valor da partida.
    • Quando um contrato for anunciado, a equipe rival poderá fazer uma Contra se pensar que a equipe anunciante não cumprirá seu contrato. Se ganharem a mão seus pontos serão multiplicados por 2.
    • Após o anúncio da contra, a equipe que anunciou o contrato terá a opção da Re-contra, confirmando o cumprimento do contrato multiplicando os pontos por 4.

Esta modalidade permite anúncios.

Controles de jogo

Clique sobre uma carta para colocá-la em jogo.

Clique no botão de informação i, para ver o valor das cartas durante a partida.

Por que há robôs jogando? Para que servem?

Robô

Em alguns jogos, quando um jogador perde a conexão durante a partida, um robô o substitui até que volte a entrar. O jogador tem uma margem de uns minutos para regressar à partida e continuar jogando.

Finalizar a partida de forma amistosa (anular partida)

Alguns jogos têm a opção de finalizar a partida de forma amistosa. Se isso ocorrer, a partida será anulada. Isto é, os jogadores não ganharão nem perderão pontos e essa partida não contará no ranking nem nas estatísticas. Além disso, as fichas apostadas são devolvidas a cada jogador (exceto se forem penalizados por abandono).

Para anular uma partida, um dos jogadores deve clicar no seguinte botão . Todos os jogadores devem estar de acordo em que a partida finalize, caso contrário a partida continuará.

O robô não é levado em conta nas votações para finalizar uma partida de forma amistosa.

Opções de mesa

As opções de mesa são escolhidas pelo chefe de mesa (o primeiro jogador que se senta na mesa e que tem uma estrela estrella junto ao seu avatar).

Para ver ou modificar as opções de mesa clique em opciones. As opções de mesa podem ser modificadas antes de começar a partida ou entre as partidas. Se o ícone ficar vermelho indica que o chefe da mesa está mudando alguma das opções.

Tempo de jogada
Indica o tempo que o jogador tem para jogar. Se o tempo se esgota, a jogada é feita pelo sistema. Veja também: Jogo em modo automático
Competir por pontos e fichas.
Permite jogar partidas competitivas. Desative esta opção para praticar (não ganhará nem perderá fichas, não obterá conquistas e não subirá de nível).
Aposta por partida:
Indica a quantidade de fichas de jogo que você apostará na partida. O ganhador da partida leva o pote. Veja também: O que são as fichas, como posso consegui-las?
Mesa privada.
Se esta opção estiver ativa, somente poderão sentar-se os jogadores convidados ou amigos. Veja também: Como convidar outros jogadores para jogar na sua mesa.
Permitir público.
Outras pessoas poderão entrar na mesa para ver a partida e bater papo. Veja também: Público durante as partidas
Modalidade
Belote Clássica com anúncios, Belote Clássica sem anúncios, Coinché
Pontos por partida (301, 501, 1000)
Determina o final da partida. O jogador ou dupla que conseguir o total de pontos, ganhará a partida.

Ranking por pontos

Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.

Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.

Se em uma mesa se apostam fichas de jogo, você deverá ter suficientes fichas para cobrir a aposta. O ganhador da partida ganha os pontos XP e as fichas apostadas (a banca recebe 10% do pote).

Os pontos de experiência (XP) ganhos dependem do número de jogadores e calcula-se 10×número de jogadores.

  • 2 jogadores: 20 pontos
  • 3 jogadores: 30 pontos
  • Em duplas: 20 pontos para cada um

Os jogadores que perdem uma partida, somam 5 pontos. Se a partida finalizar de forma amistosa, cada jogador recuperará as fichas apostadas.

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