Regras do Superbuteo : Jaludo Ludijogos

Superbuteo

Regras do Superbuteo

O Superbuteo é um jogo de futebol para 2 pessoas, com algumas semelhanças ao subbuteo e ao futebol de botão. O objetivo do jogo é marcar mais gols que o seu adversário.

No seu turno, cada jogador dispõe de um tempo máximo para realizar todos os movimentos que quiser enquanto aparecer a barra de movimento. Esta barra se esgota à medida que os movimentos são realizados.

barra de movimento e tempo
Tempo restante de turno e barra de movimento.

Cada peça pode ser movida apenas uma vez por turno. Uma vez movida, não se pode movê-la novamente até o turno seguinte.

O jogo acaba quando finaliza o tempo da partida (estabelecido pelo chefe de mesa). Assim como no futebol, a partida está dividida em 2 tempos.

O campo

A área de jogo é muito parecida a um campo de futebol. São 2 lados de jogo diferentes que podem ser selecionados nas opções de mesa.

Campo grande (clássico)

O campo de futebol está delimitado pelas laterais e pelas linhas de fundo.

Campo
(A) Lateral (B) Área de pênaltis (C) Grande área (D) Linha de fundo (E) Área de impedimento

  • Pode-se jogar com laterais, tiros de meta e escanteios (veja abaixo) ainda que a bola possa quicar nas extremidades fora do campo de jogo.
  • A área de impedimento é sensivelmente menor e abrange a área de jogo a partir da linha de gol até a linha de impedimento (linha transversal que divide o campo)
  • Não pode haver nenhuma peça dentro da pequena área que não seja o goleiro (se uma peça entrar na pequena área, será retirada automaticamente).

Campo pequeno

Embora o campo seja igual ao anterior, não há espaço para lateral, por isso a bola pode quicar onde antes estavam as laterais.

Por tanto, não há lateral, escanteios nem tiros de meta.

Campo de jogo pequeno

Regulamento do Superbuteo

Um ponto muito importante do Superbuteo é entender que muitas regras não se aplicam até que a bola fique presa. Por exemplo, só se apita lateral se a bola parar fora da área de jogo.

Laterais, tiro de meta e escanteio (somente em campo grande)

Se um jogador parar a bola fora do campo, passa a vez ao adversário e este pode chutar a seu favor.

  • Se a última linha que a bola atravessa for a linha lateral, o adversário cobra lateral.
    • O chute é dado no ponto onde a bola volta ao campo.
    • Joga a peça mais próxima.
    • Se alguma peça estiver muito perto do ponto de lance, esta será afastada.
  • Se a última linha que a bola atravessa for a linha de meta do adversário, este cobra um um tiro de meta.
    • A peça mais próxima ao lance é a que efetua a jogada.
    • As demais peças são recolocadas no campo segundo a formação escolhida, exceto se a opção de mesa “pegar a bola” estiver ativa.
  • Se a última linha que atravessa a bola for sua própria linha de meta, o adversário cobra um escanteio.
    • O escanteio é batido na esquina da área de jogo mais próxima do ponto de saída da bola.
    • São as mesmas regras de um lateral que devem ser obedecidas.

Recuar ao goleiro

O goleiro poderá pegar a bola se estiver dentro da pequena área. Se um jogador fizer um passe ao seu próprio goleiro se apitará falta, perderá o turno e todas as peças e a bola voltarão para as posições onde se encontravam antes da jogada.

Faltas, cartões e pênaltis (opcional)

Será falta, quando um peça golpear com violência uma ou várias peças adversárias, exceto se tocar antes na bola.

  • Se um jogador cometer uma falta, perderá o turno e as peças voltarão à posição anterior.
  • Segundo a gravidade da falta poderá haver cartão. Se o cartão for vermelho, o jogador perderá uma peça. Dois cartões amarelos equivalem a um vermelho.
  • Se um jogador fizer uma falta dentro da pequena área, se apitará pênalti e perderá o turno.

Impedimento (opcional)

peça impedida

Esta é sem dúvida a regra mais complicada do jogo. Um jogador estará impedido (marcado com um ícone) se:

  • Esteja ativo dentro da área de impedimento contrária.
  • Encontra-se mais perto da linha de meta contrária da bola e a última peça adversária (sem contar com o goleiro)

Se apitará impedimento se:

  • Outra de suas peças chuta a bola na direção contrária.
  • A bola fica presa atrás da última peça de defesa.
Punição:
Se um jogador comete um impedimento perderá o turno e o adversário fará um lance livre no lugar onde a peça realiza o impedimento.
Não é infração:
Quando marca-se um gol, a bola sai da área de jogo, o goleiro a pega ou se cometerá uma falta (ou qualquer outra infração que devolva a bola para o adversário.) Não se apitará nem lateral nem escanteio.

Controles

As peças ativas são indicadas com um círculo verde ou laranja.

Para movimentar uma peça, clique sobre ela e arraste o mouse. Para soltar uma peça clicada, coloque o cursor outra vez sobre ela e solte o botão do mouse. A peça continuará ativa.

Movimentar uma peça.

Se você mantiver pulsada a tecla Control no PC ou Comando no Mac poderá dar efeito no lançamento.

Chute com efeito

Você pode usar as laterais do campo para fazer rebotes.

Rebotes

Pegar a bola (opcional)

Se uma peça estiver suficientemente perto da bola, poderá “pegá-la”. Esta ação é como bater uma lateral ou um escanteio ainda que as peças que estiverem por perto poderão dificultar o chute.

A peça e a bola serão marcadas com um círculo laranja para indicar que podem ser movidas.

Pegar a bola

Controle do goleiro

O goleiro se movimenta automaticamente mas você pode controlá-lo clicando sobre ele e arrastando o mouse. Enquanto o adversário não fizer nenhum movimento, o goleiro ficará parado na posição indicada.

Controle do goleiro

O goleiro se movimenta mais rápido se for controlado pelo jogador.

Chute do goleiro

Se o goleiro pegar a bola, mova o cursor e clique para chutar. Dependendo do tamanho das setas vermelhas, o chute será mais ou menos potente.

Mudança de câmera

Você pode mudar o ponto de vista do jogo a qualquer momento clicando em:

  • 1 Câmera lateral
  • 2 Câmera de televisão
  • 3 Câmera superior
  • 4 Câmera no gol local
  • 5 Câmera no gol visitante
  • 6 Câmera fixa com plano geral. Clique várias vezes para mudar o ponto de vista.

Outras teclas

  • A Abandonar a partida
  • Enter ↵ Ativar o chat. Para bater papo, digite o texto e clique novamente nesta tecla.
  • F Mudar a escalação
  • Barra de espaço Passa a vez
  • T Colocar em tela completa

Opções de mesa

Tempo por turno (15 seg. - 1 min.)
Determina o tempo por turno que cada jogador tem para realizar seus movimentos.
Duração da partida (10 min. - 45 min.)
Determina o tempo total da partida. Cada parte é jogada com a metade deste tempo.
Campo grande
Determina se será utilizado campo normal (clássico) ou o pequeno (sem lateral).
Apitar impedimento / Apitar faltas
Ative estas opções das regras de jogo.
Pegar a bola
Esta versão de jogo permite que uma das peças pegue a bola se estiver suficientemente próxima. Desta forma é possível realizar jogadas ensaiadas e chutes mais precisos como se fosse bater uma lateral.
Pênaltis em caso de empate
Se a partida termina em empate, é possível levá-la para os pênaltis para desempatar. A disputa é a melhor de 5. Se houver novo empate, a disputa continua até que um dos jogadores perca um pênalti.

Ranking por pontos

Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.

Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.

A tabela de pontos deste jogo é baseada no sistema Elo, que determina a força relativa de um jogador. Ao ganhar, empatar ou perder uma partida, os pontos dependerão do número de pontos do adversário. Um máximo de 30 pontos é somado ou subtraído.

Exemplo 1: se ambos jogadores têm os mesmos pontos, o ganhador soma 15 pontos e são subtraídos 15 do perdedor.

Exemplo 2: se um jogador com 2000 pontos ganha de outro com 1000, não há modificações na tabela de pontos. Do contrário, se vencesse o segundo jogador, somaria 30 pontos (e o adversário perderia 30)

  • Os empates em 0 a 0 não são levados em conta (recomenda-se ativar a opção de mesa “Pênaltis em caso de empate”)
  • Se um jogador abandona, perderá a partida e pode ser penalizado com 20 pontos. Em qualquer caso, o adversário somará a vitória se passam mais de 3 minutos de jogo.

Ranking Elo mensal

Todos os meses, inicia-se um novo ranking Elo a partir de 1000 pontos para cada jogador, independentemente dos pontos em geral. Quer dizer, um jogador pode ganhar 1 ponto no seu Elo geral (histórico) e 30 no seu Elo mensal.

Ranking geral

Determina-se por pontos Elo acumulados desde que o jogador começou a jogar.

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