Sinuca ›
Regras da Sinuca
- Objetivo do jogo
- Sinuca bola 8 , regras oficiais
- Sinuca bola 8, regras populares
- Controles de jogo
- Opções de mesa
Objetivo do jogo
A sinuca é um jogo de habilidade que é jogado golpeando diversas bolas com a ponta de um taco sobre uma mesa retangular que tem laterais e caçapas.
A sinuca bola 8 é jogada con quinze bolas coloridas numeradas: bolas lisas (da 1 a 7), a bola preta (8) e bolas listradas (da 9 a 15).
Ganha o jogador que encaçapar primeiro todas as suas bolas (lisas ou listradas) e finalmente a bola preta, segundo as regras.
Duas modalidades de jogo foram estabelecidas: “regras oficiais” que seguem o regulamento oficial e “regras populares” que normalmente são jogadas em bares e salões de jogos.
Sinuca bola 8 , regras oficiais
Com o objetivo de agilizar o jogo, algumas das regras diferem das que se aplicam nas normas oficiais (inglês).
Tacada inicial
O jogador que realiza a tacada inicial é escolhido de forma aleatória.
- Se o jogador que dá a tacada e encaçapa uma bola sem cometer falta, continua jogando e não se atribuem as bolas (lisas o listradas).
- Para que uma tacada inicial seja considerada legal, alguma das seguintes condições deve ser cumprida:
- Encaçapar ao menos uma bola (com exceção da branca).
- Tocar a lateral com pelo menos quatro bolas (com exceção da branca).
- Se a bola 8 é introduzida no tiro inicial, não é falta. A bola é reposta em sua posição inicial e o jogador repete a vez.
- Se qualquer bola colorida for lançada para fora da mesa, considera-se falta. Estas bolas são retiradas do jogo, exceto a bola preta que é reposta em sua posição original.
Desenvolvimento do jogo
Após a tacada inicial, a mesa ainda está considerada aberta. Isso significa que o grupo de bolas , lisas ou listradas, ainda não foram atribuídas ainda que alguma tenha sido encaçapada.
No seu turno, o jogador tentará encaçapar alguma das bolas que não seja a preta. Então pode atirar em qualquer bola que está na mesa (incluída a preta), e a primeira bola que encaçape será a que vai mandar se as bolas que lhe correspondem são as lisas ou as listradas.
Se uma bola listrada ou lisa é encaçapada nessa tacada, a primeira que se encaçape será a que vai marcar o grupo.
O jogador pode seguir jogando se encaçapar alguma de suas bolas e não cometer falta. Senão, passará o turno.
Observação: é possível ver as bolas que são encaçapadas em uma das laterais da mesa.
Quando o jogador tiver encaçapado todas as suas bolas, poderá introduzir a bola 8 em qualquer caçapa para vencer a partida.
Faltas
Se um jogador cometer falta, passará o turno ao jogador seguinte. Este jogador terá “bola na mão” e poderá colocar a bola em qualquer parte da mesa para golpeá-la.
Um jogador cometerá falta:
- Se encaçapar a bola branca o jogá-la fora da mesa.
- Se tocar primeiro uma bola do adversário ou a bola preta (a não ser que a mesa esteja aberta).
- Se a bola branca ou a primeira bola de contato não tocarem nenhuma das laterais e não se encaçapar nenhuma bola.
- Não tocar nehuma bola.
- Jogar qualquer bola fora da mesa.
Não será falta se uma bola do adversário for encaçapada desde que as normas anteriores sejam cumpridas.
Um jogador perderá a partida se:
- Encaçapar a bola 8 sem que tenha encaçapado todas as bolas do seu grupo.
- Jogar a bola 8 fora da mesa.
- Encaçapar a bola 8 cometendo alguma falta.
- Encaçapar a bola 8 na mesma tacada que a última do seu grupo.
Sinuca bola 8, regras populares
Nesta modalidade há uma série de regras que diferem das regras oficiais.
Tacada inicial
A única diferença é que, se nesta tacada alguma bola que não seja a preta ou a branca for encaçapada, o grupo de bolas é atribuído (lisas ou listradas).
Caso as bolas de ambos grupos sejam encaçapadas:
- Se atribuirá o grupo com o maior número de bolas encaçapadas.
- Se o mesmo número de bolas de ambos grupos for encaçapado, contará a bola que entrar primeiro.
Desenvolvimento do jogo
O jogo desenvolve-se de forma muito similar ao das regras oficiais, salvo algumas exceções:
Se a mesa continuar aberta após a tacada inicial e uma bola de cada grupo for encaçapada, se atribuirá o grupo da primeira bola que entre. Mas será considerada falta já que se encaçapa uma bola do adversário.
Para vencer a partida, é necessário introduzir a bola 8 em algum buraco contrário ao que a última de suas bolas tenha sido encaçapada (marcado em vermelho). Se o adversário já tem esta caçapa designada , será designada a caçapa que se encontra em frente.
Faltas
Quando se comete falta, se perde o turno; a bola branca é deixada onde está (não há “bola na mão”) e o contrário dispõe de 2 turnos para golpear ( a não ser que também cometa falta). Os seguintes casos são considerados falta:
- Se encaçapar a bola branca o jogá-la fora da mesa.
- O adversário poderá colocar a bola branca em qualquer ponto atrás da linha de cabeceira. Na primeira tacada, somente poderá ser golpeada uma bola depois que a bola branca tenha ultrapassado a metade da mesa, caso contrário, comete-se falta e perde-se o segundo golpe.
- Se tocar primeiro uma bola do adversário ou a bola preta (a não ser que a mesa esteja aberta).
- Se uma bola do adversário for encaçapada, exceto na tacada inicial.
- Não tocar nehuma bola.
- Jogar qualquer bola fora da mesa.
Diferindo das regras oficiais, não é necessário tocar alguma lateral após o contato.
Controles de jogo
- Para mover o taco, clique em qualquer parte da tela e arraste o mouse em qualquer direção.
- Para golpear, mantenha a tecla Espaço pulsada para ajustar a potência.
- Para ajustar o ângulo do tiro, mantenha a tecla Maiúsculas ⇧ apertada ao mesmo tempo que clicar e arrastar o mouse para cima e para baixo.
- Para ajustar o ponto de contato com a bola branca, pressione Control e clique no ponto da bola que você quer bater.
- Para aproximar e afastar a câmera da bola, pulse as teclas Page Up e Page Down
- Você pode alternar entre vista normal e vista aérea pulsando a tecla 1.