Rummy ›
Regras Rummy
- Objetivo do jogo
- Modalidades de jogo
- Valor das cartas
- Como jogar Rummy
- Controles
- Opções de mesa
- Ranking por pontos
Objetivo do jogo
O Rummy é um jogo de cartas de 2 a 4 jogadores. O objetivo principal é ficar sem cartas. Para isso, formam-se sequências do mesmo naipe ou grupos de 3 ou mais cartas do mesmo valor. Também é possível colocar cartas em outras jogadas da mesa, tanto próprias como de outros jogadores.
Também é importante somar o menor número de pontos de acordo com a modalidade escolhida.
O jogo original provém dos Estados Unidos e é muito popular na Europa e partes da América do Norte. É jogado com o baralho francês de 52 cartas.
Observação: O Ás pode formar uma sequência com o Rei e com o 2.
Modalidades de jogo
- Express (1 rodada)
- Para jogar partidas rápidas. Joga-se uma rodada e ganha quem consegue fechar antes.
- Jogo por pontos
- Quando um jogador alcançar o número máximo de pontos estabelecido, será eliminado. O último jogador será o ganhador da partida.
Valor das cartas
Valor das cartas no caso de não poder ligá-las:
- Do 2 ao 10: seu valor.
- J: 10 pontos
- Q: 10 pontos
- K: 10 pontos
- As: 15 pontos
Como jogar Rummy
Distribuição de cartas
Para 2 jogadores, distribuem-se 10 cartas a cada um. Para 3 e 4 jogadores, distribuem-se 7 cartas a cada um. Após a distribuição de cartas, coloca-se uma carta virada para cima. As demais são deixadas no maço para serem compradas.
Ao princípio da partida, se decidirá por sorteio automático o jogador que será o mão, isto é, o que começará a jogar. Na seguinte rodada (se houver), começaria o jogador situado à esquerda do atual.
Desenvolvimento do jogo
Ao começar seu turno, cada jogador deverá comprar do maço ou da mesa. Depois, poderá abrir seus jogos na mesa (sequências ou combinações de 3 ou 4 cartas iguais).
Para terminar seu turno, o jogador deverá descartar obrigatoriamente uma carta da sua mão e colocá-la de cabeça para baixo passando o turno ao jogador da sua esquerda (sentido horário).
Se as cartas do maço terminam, são embaralhadas novamente e um novo maço é criado.
Rummy
Um jogador fará Rummy se colocar todas suas cartas na mesa em um só turno, sempre que não tenha feito outra jogada antes. Esta jogada dobrará o número de pontos dos demais jogadores.
Por exemplo, um jogador que comprar e descartar durante vários turnos sem abrir nenhuma combinação na mesa, ainda terá a oportunidade de fazer Rummy.
Partida fechada
Quando não houver a possibilidade de fazer combinações ou colocar cartas, a partida será fechada. Cada jogador somará os pontos correspondentes que tiver nesse momento.
Se a partida estiver no modo express ou se todos os jogadores passarem do limite de pontos ao mesmo tempo, ganhará o jogador que menos pontos tiver. Se houver empate, ganhará o jogador que fechou, ou em última instância, o que for o mão.
Retomar partida
Quando um jogador for eliminado por superar o limite de pontos, poderá voltar à partida somando ao pote a metade da aposta inicial. Esta ação é chamada de retomada.
O jogador que retoma a partida, volta com os mesmos pontos do jogador que mais pontos tenha no momento.
Controles
Selecione uma combinação correta de cartas e clique sobre a mesa para colocá-las em jogo.
Por que há robôs jogando? Para que servem?
Em alguns jogos, quando um jogador perde a conexão durante a partida, um robô o substitui até que volte a entrar. O jogador tem uma margem de uns minutos para regressar à partida e continuar jogando.
Finalizar a partida de forma amistosa (anular partida)
Alguns jogos têm a opção de finalizar a partida de forma amistosa. Se isso ocorrer, a partida será anulada. Isto é, os jogadores não ganharão nem perderão pontos e essa partida não contará no ranking nem nas estatísticas. Além disso, as fichas apostadas são devolvidas a cada jogador (exceto se forem penalizados por abandono).
Para anular uma partida, um dos jogadores deve clicar no seguinte botão . Todos os jogadores devem estar de acordo em que a partida finalize, caso contrário a partida continuará.
O robô não é levado em conta nas votações para finalizar uma partida de forma amistosa.
Opções de mesa
As opções de mesa são escolhidas pelo chefe de mesa (o primeiro jogador que se senta na mesa e que tem uma estrela junto ao seu avatar).
Para ver ou modificar as opções de mesa clique em . As opções de mesa podem ser modificadas antes de começar a partida ou entre as partidas. Se o ícone ficar vermelho indica que o chefe da mesa está mudando alguma das opções.
- Tempo de jogada
- Indica o tempo que o jogador tem para jogar. Se o tempo se esgota, a jogada é feita pelo sistema. Veja também: Jogo em modo automático
- Competir por pontos e fichas.
- Permite jogar partidas competitivas. Desative esta opção para praticar (não ganhará nem perderá fichas, não obterá conquistas e não subirá de nível).
- Aposta por partida:
- Indica a quantidade de fichas de jogo que você apostará na partida. O ganhador da partida leva o pote. Veja também: O que são as fichas, como posso consegui-las?
- Mesa privada.
- Se esta opção estiver ativa, somente poderão sentar-se os jogadores convidados ou amigos. Veja também: Como convidar outros jogadores para jogar na sua mesa.
- Permitir público.
- Outras pessoas poderão entrar na mesa para ver a partida e bater papo. Veja também: Público durante as partidas
- Express (1 rodada)
- É a modalidade de jogo mais rápido. Joga-se a uma rodada e ganha o que feche o jogo.
- Limite de pontos.
- O jogador que alcançar o limite de pontos será eliminado.
Ranking por pontos
Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.
Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.
Se em uma mesa se apostam fichas de jogo, você deverá ter suficientes fichas para cobrir a aposta. O ganhador da partida ganha os pontos XP e as fichas apostadas (a banca recebe 20% do pote).
Os pontos de experiência (XP) dependem do número de jogadores, o tipo de jogo e a aposta inicial.
Jogo por pontos | Express (1 rodada) | |
---|---|---|
2 jogadores | 20 pontos XP | 10 pontos XP |
3 jogadores | 30 pontos XP | 15 pontos XP |
4 jogadores | 40 pontos XP | 20 pontos XP |
Fichas ganhas | Pontos XP |
---|---|
1000-5000 | 4 pontos XP |
5001-25000 | 8 pontos XP |
25001-50000 | 12 pontos XP |
50001-100000 | 16 pontos XP |
100001-200000 | 20 pontos XP |
200001-400000 | 24 pontos XP |
400001-600000 | 28 pontos XP |
600001-1000000 | 32 pontos XP |
1000001-2500000 | 36 pontos XP |
2500001-5000000 | 40 pontos XP |
+5000000 | 44 pontos XP |
Os jogadores que perdem uma partida, somam 5 pontos. Se a partida finalizar de forma amistosa, cada jogador recuperará as fichas apostadas.